Saber como fazer o planejamento financeiro de um restaurante é essencial para empreendedores do ramo, tão importante quanto as noções básicas de administração.
Essa não é uma tarefa fácil, mas extremamente importante para qualquer gestor que deseja lucrar e ter um negócio de sucesso.
Muitas vezes o dono de uma empresa do ramo alimentício não sabe por onde começar ou o quanto essa gestão financeira faz diferença, por isso o prejuízo se torna grande e pode até ocasionar a falência do restaurante.
Então se você não sabe como fazer o planejamento financeiro do seu restaurante e não tem ideia de como colocar isso em prática de maneira simples, este artigo é para você!
Independentemente do tamanho do seu restaurante, leia este post até o final para você começar a planejar suas finanças com eficiência.
O que é um planejamento financeiro?
Planejamento financeiro para restaurante são estratégias que ajudarão você, gestor, a organizar as finanças do seu estabelecimento e definir planos de curto e longo prazo, sempre agindo de maneira coerente com a realidade econômica do seu negócio.
Essas ações envolvem avaliar os gastos de um restaurante, investimentos que precisam ser feitos, o fluxo do seu caixa, lucros e claro, o resultado de tudo isso.
Como fazer um planejamento financeiro?
Primeiro de tudo, comece tendo em mente que é necessário separar os seus gastos pessoais dos gastos da empresa. Parece algo simples, mas essa é uma das razões pelas quais os restaurantes mais enfrentam problemas financeiros.
Tendo isso em mente, vamos para a prática!
Faça gestão de caixa diariamente
Você precisa saber quanto o seu restaurante vendeu, como o pagamento dessas compras foram efetuadas (no dinheiro ou crédito, por exemplo) e se houve algum prejuízo. Esse trabalho precisa ser feito todos os dias para que, no fim do mês, você tenha o controle financeiro do seu negócio na ponta do lápis.
Gerenciar o caixa significa administrar as entradas e saídas de tudo que circulou. Ou seja, levar em conta o pagamento de fornecedores, salários dos funcionários, tributos, prestações de serviço e despesas fixas como: água, energia e aluguel e despesas variáveis.
Conheça o seu mercado
É muito importante você entender o mercado em que você está inserido para traçar o planejamento financeiro do restaurante, e isso só é possível de uma maneira: estudando.
Primeiro, conheça a sua região. Entenda quais pratos do seu ramo são mais populares e tem mais chance de venda. Por exemplo, em regiões turísticas, qual o prato típico que as pessoas mais procuram?
Estude também a sazonalidade do seu negócio. Caso você seja dono de uma sorveteria, por exemplo, é normal que durante o inverno as suas vendas diminuam. Que estratégia você pode definir para esse período?
E claro, todas as informações que você coletar durante o seu tempo de atuação e do seu próprio concorrente podem ser úteis para você aprimorar o seu planejamento financeiro.
Controle o seu estoque
Controlar o estoque do seu restaurante é tão importante quanto controlar o caixa.
Controlar o estoque não significa apenas saber quais produtos estão disponíveis, mas saber também quais não estão saindo, quais estão saindo mais, o que está em falta e a validade desses produtos que impedem um prejuízo financeiro.
Assim você evitará gastos desnecessários com produtos que não vende.
Automatize todos esses processos com o sistema para restaurante BeeFood
Como você pode perceber, são necessárias diversas ações para realizar o planejamento financeiro de um restaurante e isso demanda tempo e dedicação.
O sistema de gestão BeeFood pode auxiliá-lo em todos esses processos para que você agilize o seu trabalho e efetue tudo de maneira eficiente.
Entre as funcionalidades do BeeFood estão: impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo, emissão de relatórios gerenciais, controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou, fechamento fiscal com envio automatizado para a contabilidade e muito mais!
Não perca essa oportunidade! Fale hoje mesmo com um dos nossos atendentes, clicando aqui.
Gostou das dicas financeiras e quer continuar economizando? Leia aqui como fazer seu cardápio digital gratuito.