Como Preparar o Restaurante Para o Final De Ano: Você piscou e já está na hora de preparar o seu restaurante para as festas de fim de ano. Essa é uma grande oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio, mas não se esqueça que para ter bons resultados é necessário muito planejamento.
Neste artigo nós mostraremos para você o passo a passo do que precisa ser feito para que o seu restaurante lucre mais nesse período de confraternização sem lhe causar dores de cabeça ou gerar despesas.
Lembre-se que as pessoas consomem mais nessa época, então aproveite essa oportunidade para atrair mais clientes, bater metas e começar o próximo ano com as contas em dia!
Qual o primeiro passo para aumentar as vendas em dezembro?
Antes de qualquer coisa organize o seu calendário. Confira aqui as datas mais importantes e avalie qual será o seu cronograma e horário de atendimento para cada uma delas!
- 25 de novembro – sexta-feira – Black Friday
- 24 de dezembro – sábado – véspera de Natal
- 25 de dezembro – domingo – Natal
- 31 de dezembro – sábado – véspera de Ano Novo
- 01 de janeiro – domingo – Ano Novo
Confira 04 estratégias essenciais para você preparar o restaurante para o fim de ano!
01 – Prepare o seu estoque
Se você comprar muitos insumos sem necessidade, corre o risco de ter prejuízo financeiro e perder alimentos que não serão usados. Se você comprar pouco pode não conseguir atender a sua demanda e passar apuros para adquirir o que estiver em falta de última hora.
Então prepare o seu estoque! Qualquer uma dessas opções pode causar sérios problemas, então avalie quais os pratos mais pedidos, quais não saem com tanta frequência, qual tem sido o consumo médio de bebida em seu restaurante e quais as perspectivas para as datas especiais de fim de ano.
Colocando em prática:
- Anote os insumos que precisam ser comprados
- Descarte os insumos que estão vencidos
- Pesquise preços e negocie com os fornecedores antecipadamente
02 – Contrate mais funcionários
É isso mesmo o que você leu. Se você não quer perder vendas ou deixar os clientes esperando, reforçar a equipe é uma boa estratégia. Afinal, é necessário estar preparado para a correria do fim do ano.
Você pode contratar funcionários temporariamente, do início de novembro até o fim de dezembro, ou para dias ainda mais específicos, somente para os fins de semana, por exemplo. Tudo isso para que o seu restaurante não tenha problemas com a demanda, seja no setor de atendimento ou produção dos pedidos.
A melhor propaganda ainda é o boca a boca e você não vai querer que os clientes saiam falando mal do seu restaurante nessa época tão importante e de intensa movimentação.
Planejamento é a palavra chave:
- Há necessidade de contratar mais funcionários?
- Quais setores precisam de reforços?
- Que tal pedir indicação de pessoas qualificadas e que topem ganhar uma grana extra nesse fim de ano?
03 – Treine a sua equipe
Mesmo que você não contrate novos funcionários, é muito importante que toda a sua equipe esteja alinhada e preparada para o fluxo do fim de ano em seu restaurante.
Treine os seus colaboradores para atender educadamente, com rapidez, e otimize cada etapa de produção com os funcionários.
O seu faturamento – e seus clientes – com certeza agradecem!
- Cada funcionário sabe qual é a sua responsabilidade dentro do seu respectivo setor?
- Eles farão hora extra?
- Quais imprevistos podem surgir na hora do movimento e como se preparar para eles?
04 – Ofereça um diferencial
Não se esqueça que no fim do ano as pessoas estão em clima de festa e pode ser bem bacana pensar em diferenciais que combinem com a proposta do seu restaurante.
Seja criativo!
- Crie promoções em datas estratégicas – sexta-feira com chopp em dobro, por exemplo.
- Nem todo mundo gosta de bebidas alcoólicas, então que tal investir em um cardápio com oferta especial: compre um prato salgado e o segundo é pela metade do preço?
- Ofereça descontos para aniversariantes ou para quem levar acompanhante.
- Uma música é sempre bem-vinda para animar. O que combina com o seu restaurante?
Não se esqueça que a ideia é atender mais clientes sem que seja necessário um enorme investimento financeiro, mas tudo o que for útil para atrair mais pessoas ao seu estabelecimento será muito bem-vindo. Por isso é necessário se organizar!
Sugestão extra: prepare combos especiais para grupos de amigos ou funcionários de empresas que desejam reservar mesas para festejar, confraternizar e até fazer o famoso amigo-secreto.
Não deixe esse período de festividade passar em branco no seu restaurante.
Importante: divulgue tudo com antecedência!
Outro ponto estratégico para alavancar as suas vendas nesse período é o marketing digital do seu restaurante. Se você não sabe o que é ou como começar a implementar em seu negócio, confira nosso artigo com 7 Ideias Simples e Práticas de Marketing Para Restaurante.
Se você praticar as dicas que apresentaremos aqui e também investir tempo na divulgação do seu restaurante através do marketing digital, com certeza colherá bons frutos neste fim de ano.