Em 2024, com a economia em recuperação lenta e a incerteza persistente pós pandemia, é ainda mais importante evitar erros que possam levar seu negócio à falência.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), oito em cada 10 restaurantes fecham as portas com menos de dois anos de vida. É essencial que os donos de restaurantes tomem medidas proativas para proteger seus negócios.
Todos sabem que precificar corretamente seus produtos e ter um produto diferenciada do mercado é o básico para um restaurante vencer, por isso vamos falar aqui muito mais que isso, iremos navegar entre as principais tendências tecnologias e necessárias para restaurantes, confira abaixo 5 erros que podem falir seu restaurante.
Não lançar pedidos em um sistema para restaurantes
Um sistema para o restaurantes lançar pedidos pode trazer inúmeras vantagens para o negócio e ainda hoje temos restaurantes na seguinte situação:
- Anotando pedidos em papel;
- Mantendo os pedidos no WhatsApp na conversa com o cliente;
- Fazendo pequenas anotações e não tendo histórico de pedidos;
- Retrabalho na hora de fazer os pedidos, pois precisa consultar papeis e celular para lembrar o que foi solicitado;
- Pedidos anotados errado e letras ilegíveis.
Se você está controlando seus pedidos assim, é um sinal que você precisa de um sistema especializado para restaurantes para fazer o controle dos pedidos.
Essas são apenas algumas vantagens ao utilizar um sistema para anotar pedidos:
- Controle de todos pedidos e quais produtos foram vendidos;
- Visualização rápida para alteração;
- Facilidade para ler e entender os pedidos, não dependente de entender a letra de quem escreveu;
- Não perde informações e observações importantes que o cliente pode pedir ao fazer um pedido, exemplo: “Sem cebola”;
- Histórico dos seus pedidos e caixa;
- Traz profissionalismo e organização pro ambiente de trabalho
Sendo assim, antes de continuar com qualquer outra evolução no seu restaurante em 2024, é necessário ter no mínimo um sistema para restaurantes para anotar pedidos e começar a organizar seu negócio.
Pensando nisso a BeeFood possui um Plano Grátis, que te deixa cadastrar o cardápio e fazer lançamento de pedidos ilimitados. Crie sua conta Grátis agora mesmo:
Não ter um Cardápio Digital para Delivery e Salão
A pandemia impulsionou e nos ensinou utilizar novas tecnologias, e com certeza no Brasil umas delas foi o Cardápio Digital. Foi necessário que os restaurantes da noite para o dia começassem a vender virtualmente, e o Cardápio Digital solucionou perfeitamente esse problema. Não ter um cardápio digital pode trazer os seguintes problemas:
Problemas em um Delivery sem cardápio digital:
- Muitos clientes perguntando via WhatsApp quais as opções do dia;
- Receber pedidos pelo WhatsApp, tendo que transcrever para um papel ou sistema;
- Muitas conversas precisando de atenção no WhatsApp;
- Perda de tempo respondendo vários clientes sobre as mesmas dúvidas de horário de funcionamento, produtos disponíveis, forma de pagamento e outras opções que ficam claras no cardápio digital.
Ou seja, em um delivery sem cardápio digital, a comunicação com o cliente é lenta e trabalhosa, fazendo com que seja gasto mais tempo no atendimento do que na cozinha preparando os pedidos.
Problemas em um atendimento presencial (mesas/comandas) sem cardápio digital:
- Clientes aguardando para ser atendidos;
- Número maior de garçom para atender o salão;
- Perguntas e dúvidas sobre pratos, que podem estar claramente sendo exibidas no cardápio digital com fotos e descrições;
- Falta de cardápios impresso para atender todos clientes;
- Perda/Rasura dos cardápios fisicos, tendo que reimprimir e mandar fazer novos, gerando custos extras;
- Dificuldade para alterar preço, já que precisa imprimir ou alterar todos cardápios físicos manualmente
Ter um Cardápio Digital faz que o restaurante economize muito tempo na operação, pois deixa toda informação necessária para o cliente visualizar, com isso muito atendimento evita de ser feito.
Para evitar todos esse problemas acima, destacamos como um erro não ter um Cardápio Digital para digitalizar e agilizar o atendimento dos clientes.
Não ter impressão dos pedidos sendo feito de forma automática
A impressão automatizada é uma solução indispensável para restaurantes e delivery que desejam melhorar a eficiência dos processos e a qualidade do atendimento. Tendo um sistema para restaurantes realizando essa função, é possível obter as seguintes vantagens em seu negócio:
Vantagens de Impressão automática no Delivery
- Restaurante tem um impresso pra fazer conferencia do pedido;
- Motoboy tem um impresso com os dados de entrega;
- Cozinha tem um impresso com todas informações e observações para preparar o pedido;
- Não precisa de comunicação, tudo fica impresso e registrado;
Vantagens de impressão automática no atendimento salão presencial (mesas/comandas)
- Pedidos do garçons sendo impresso direto na cozinha ou bar;
- Não precisa de comunicação entre os funcionários para preparar os pedidos;
- Cozinha tem um impresso com todas informações e observações para preparar o pedido;
Veja também algumas desvantagens de não ter uma impressão automática no restaurantes:
- Depende da comunicação entre os funcionários;
- Depende de papeis e anotações feitas a mão;
- Demanda mais funcionários;
- Atendimento mais lento, pois depende de processos manuais para anotar e depois comunicar o pedido;
- Mais erros e estresse com seus cliente quando alguma observação importante do pedido é perdida.
É fácil perceber que o restaurante se torna muito lento e limitado sem uma impressão automatizada, por isso se torna imprescindível as impressões para que um restaurante consiga agilizar seu preparo e atendimento.
Não explorar outros canais de vendas
Os canais de vendas são uma parte vital para qualquer negócio de alimentos e bebidas, e com a expansão do mercado de delivery, restaurantes têm cada vez mais opções de canais para vender seus produtos.
- O delivery próprio oferece ao restaurante um controle total sobre a experiência do cliente, desde a qualidade da comida até a entrega. Além disso, o restaurante não precisa pagar comissão para terceiros, o que pode aumentar a margem de lucro.
- Marketplaces como iFood, AiQFome, Rappi, UaiRango, Delivery Much e Americanas Delivery, conectam restaurantes a consumidores e permitem que os clientes façam pedidos e recebam os produtos em casa. Esses canais oferecem um grande volume de potenciais clientes e infraestrutura já estabelecida para entrega dos pedidos.
- O salão presencial é uma opção mais tradicional em que o cliente visita o restaurante para consumir os produtos no local. Essa opção permite que o restaurante ofereça uma experiência mais completa, incluindo ambiente, serviço e interação com o cliente.
- WhatsApp tem sido amplamente utilizado como pelos brasileiros para tudo, conversar, comprar, vender enfim hoje no Brasil temos mais de 140 milhões de usuários, portanto se você tem uma empresa precisa estar no WhatsApp para se comunicar com seu cliente.
Não ter fotos atraentes
E por último, um dos mais importantes, que é um dos erros mais comuns cometidos por donos de restaurantes não ter fotos bonitas e atraentes de todos os seus produtos.
Provavelmente já se perguntou em como aumentar o ticket médio da suas vendas, pois aqui temos uma resposta para essa dúvida:
Fotos caprichadas de seus combos, e produtos com ticket médio maior são sedutoras e podem fazer com que seu consumidor esqueça do preço!
A expressão “comer com os olhos” faz todo sentido nesse mercado então mesmo que opte por você mesmo tirar as fotos, elas são de extrema importância para seu cardápio digital ou seja para seu restaurante.
Seu restaurante está pronto para 2024?
Se sua resposta é sim, com certeza você já corrigiu esses erros antes de começar o ano, você pode melhorar ainda mais seu restaurante utilizando as ferramentas ideais para seu negócio!