Restaurante deve pagar imposto sobre a gorjeta (10%) do garçom?

O restaurante deve pagar imposto sobre a gorjeta (10%) do garçom? É o tema abordado nesse artigo.
No ano de 2022 foi aprovado pela justiça federal a isenção de tributos nesse valor que é destinado à equipe de garçons.

Com essa informação fica liberado para os restaurantes, bares e todo setor de foodservice cobrar os 10% da conta como gorjeta sem adicionar o valor na hora de calcular os impostos a serem pagos.

Restaurante-deve-pagar-imposto-sobre-a-gorjeta-(10%)-do-garçom?


Sobre a lei da gorjeta

Como funciona a lei da gorjeta? A grande maioria dos bares e restaurantes adicionam na conta uma taxa de serviço de 10%.
Essa taxa se refere á gorjeta do garçom e é regulamentada pela Lei da Gorjeta, em vigor desde 2017. É importante deixar claro que é opcional para o consumidor pagar ou não, e de acordo com a lei é permitido pagar a gorjeta de forma parcial caso o consumidor assim prefira.

Para o dono do restaurante, de acordo com a lei, é permitido reter uma parte dessa gorjeta/taxa de serviço caso a porcentagem seja reinvestida nos gastos com o trabalhador.

Quer saber como vender mais usando cupons de desconto e WhatsApp? Clique aqui e leia nosso artigo sobre esse tema!

O que incide na lei da gorjeta?

No que diz respeito à questão de se a Lei da Gorjeta permite a dedução de tributos ou não, é um assunto de grande importância.

Enquanto, no período de 2017 a 2022, a legislação considerava a gorjeta como parte da renda sujeita à tributação, a situação atual é diferente.

Durante a primeira metade de 2022, o Projeto de Lei Complementar nº 338/2017 foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Em termos simples, essa aprovação sinalizou a exclusão das gorjetas da tributação. Ou seja, as gorjetas recebidas por garçons não devem ser mais consideradas como parte da receita do estabelecimento, e, portanto, não estão sujeitas a impostos.

No entanto, é importante ressaltar que essa exclusão de tributação para gorjetas se aplica apenas às que não ultrapassam 10% do valor total da nota fiscal.

O sistema BeeFood já contempla essa atualização jurídica, então todos clientes do sistema tem essa isenção de impostos na taxa de serviço.
Quer saber mais sobre o sistema, clique aqui e fale agora mesmo com um de nossos consultores!

Restaurante-deve-pagar-imposto-sobre-a-gorjeta-(10%)-do-garçom?


Compartilhe esse conteúdo!

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter

Receba contato de um especialista

Informe seus dados abaixo e iremos entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas.