Conheça os 5 principais erros na gestão de bares e restaurantes que você precisa evitar
Gestão de bares e restaurantes assim como em qualquer outra empresa, para fazer o gerenciamento de um bar ou restaurante é necessário muita dedicação e responsabilidade de toda a equipe, funcionários e gestores.
A gente sabe que em um bar ou restaurante o foco está na qualidade da comida e em proporcionar uma boa experiência aos clientes (e isso é importante mesmo!), mas o trabalho duro começa muito antes, nos bastidores, na hora de negociar com fornecedores, abrir o caixa, controlar estoque e organizar toda a parte financeira do negócio.
Quando essas ou outras tarefas são gerenciadas de maneira incorreta os problemas começam a surgir: insatisfação do cliente, demora no atendimento, falta de insumos, vendas caindo e prejuízo financeiro.
Para evitar que o seu estabelecimento enfrente desafios desse tipo, listamos os 5 erros mais comuns que você precisa evitar para impulsionar as vendas e garantir que o seu negócio seja um sucesso.
O que é gestão de restaurante?
Se você chegou até aqui e ainda não entendeu o que é ou para que serve a gestão de um bar ou restaurante, vamos resumir:
Quando falamos em gestão estamos nos referindo a forma como as empresas conseguem gerir os processos do estabelecimento englobando diferentes setores: organização da equipe, contratações, as vendas, as parcerias, estoque e muitas outras tarefas.
Não é incomum bares e restaurantes fecharem justamente porque os gestores cometem erros que prejudicam totalmente o funcionamento das empresas.
Quais são os principais erros cometidos na gestão de um bar ou restaurante?
1 – Contratar colaboradores despreparados
Nós já falamos aqui o quanto a qualidade da comida e a experiência do cliente são importantes, mas para que isso aconteça de maneira eficiente é necessário que o gestor contrate pessoas preparadas e capacitadas para a rotina de um bar ou restaurante.
Alguns pontos que merecem cuidado são:
· conscientizar a equipe sobre a cultura organizacional;
· capacitar sobre a postura adequada no ambiente de trabalho;
· instituir treinamentos sobre segurança e manuseio de equipamentos;
2 – Não ter uma estratégia de divulgação
Apesar da propaganda boca a boca ser extremamente útil e importante, você não pode depender apenas disso para aumentar a clientela.
Como bares e restaurantes dependem, exclusivamente, do consumo dos clientes, é essencial marcar presença onde seu público-alvo está e, para isso, possuir uma boa estratégia de divulgação é imprescindível.
Entre as principais estratégias estão:
· utilização das redes sociais;
· criação de sites e blogs;
· anúncio offline.
Acessando o artigo Marketing Para Restaurante: 7 Ideias Simples e Práticas você encontrará estratégias que você pode colocar em prática hoje mesmo.
3 – Não estudar o mercado
Esse erro é o principal responsável por levar muitos bares e restaurantes à falência. Uma das prioridades de um gestor de restaurante é entender o mercado. Isso não é um diferencial, é uma obrigação, pois é justamente o que ajudará na criação de estratégias e vendas.
· Quem são os seus concorrentes?
· Quais são os valores cobrados por restaurantes concorrentes?
· Como o seu concorrente se comporta nas redes sociais?
Quanto mais você souber, melhor. Assim você poderá se preparar para criar diferenciais e se adequar cada vez mais ao perfil do seu cliente.
4 – Controle o estoque de maneira ineficiente
O controle de estoque de um bar ou restaurante precisa ser feito com frequência e cuidado. Você precisa saber se está comprando insumos exageradamente, se está perdendo produtos e, principalmente, garantir que não falte nada na hora do aperto.
· Quais pratos ou bebidas saem com mais frequência?
· De quanto em quanto tempo você precisa reabastecer o estoque?
· O que vale a pena ou não comprar em grandes quantidades?
Tudo isso ajudará você financeiramente. É através desse controle que você saberá se está investindo em insumos desnecessários, tendo algum tipo de prejuízo e também ter informações importantes para negociar com os fornecedores.
5 – Não automatizar os procedimentos
Você já parou para pensar em quanto tempo é perdido e quantos erros acontecem por você não buscar formas de otimizar cada uma dessas tarefas (entre outras tantas)?
Isso também vale para a etapa do atendimento, quando o seu restaurante já está com as portas abertas e os pedidos começam a chegar ou para o delivery também.
Alguns pontos que podem ser automatizados no seu restaurante:
· cardápios;
· pedidos;
· pagamentos;
· emissões de notas;
· relatórios financeiros.
Montar e gerir um negócio no setor alimentício é uma tarefa difícil, pois não depende apenas de você. Entretanto, a participação dos gestores é fundamental para que erros sejam evitados e para que o sonho do seu negócio não se transforme em um pesadelo.
Como Um sistema de gestão de gestão para restaurante pode ajudar você
O sistema de gestão BeeFood foi desenvolvido com o intuito de otimizar cada uma das etapas essenciais para a gestão de um bar, restaurante, pizzaria e outros negócios do setor alimentício.
Além de facilitar a rotina dos funcionários e gestores, com o sistema para restaurante BeeFood tanto a administração quanto o atendimento podem ser feitos com mais qualidade e eficiência.
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