Gestão De Bares E Restaurantes: Conheça Os Principais Erros

Conheça os 5 principais erros na gestão de bares e restaurantes que você precisa evitar

Gestão de bares e restaurantes assim como em qualquer outra empresa, para fazer o gerenciamento de um bar ou restaurante é necessário muita dedicação e responsabilidade de toda a equipe, funcionários e gestores.

A gente sabe que em um bar ou restaurante o foco está na qualidade da comida e em proporcionar uma boa experiência aos clientes (e isso é importante mesmo!), mas o trabalho duro começa muito antes, nos bastidores, na hora de negociar com fornecedores, abrir o caixa, controlar estoque e organizar toda a parte financeira do negócio.

Quando essas ou outras tarefas são gerenciadas de maneira incorreta os problemas começam a surgir: insatisfação do cliente, demora no atendimento, falta de insumos, vendas caindo e prejuízo financeiro.

Para evitar que o seu estabelecimento enfrente desafios desse tipo, listamos os 5 erros mais comuns que você precisa evitar para impulsionar as vendas e garantir que o seu negócio seja um sucesso.   

O que é gestão de restaurante?

Se você chegou até aqui e ainda não entendeu o que é ou para que serve a gestão de um bar ou restaurante, vamos resumir:

Quando falamos em gestão estamos nos referindo a forma como as empresas conseguem gerir os processos do estabelecimento englobando diferentes setores: organização da equipe, contratações, as vendas, as parcerias, estoque e muitas outras tarefas.

Não é incomum bares e restaurantes fecharem justamente porque os gestores cometem erros que prejudicam totalmente o funcionamento das empresas.

Quais são os principais erros cometidos na gestão de um bar ou restaurante?

1 – Contratar colaboradores despreparados

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Nós já falamos aqui o quanto a qualidade da comida e a experiência do cliente são importantes, mas para que isso aconteça de maneira eficiente é necessário que o gestor contrate pessoas preparadas e capacitadas para a rotina de um bar ou restaurante.

Alguns pontos que merecem cuidado são:

·        conscientizar a equipe sobre a cultura organizacional;

·        capacitar sobre a postura adequada no ambiente de trabalho;

·        instituir treinamentos sobre segurança e manuseio de equipamentos;

2 – Não ter uma estratégia de divulgação

Apesar da propaganda boca a boca ser extremamente útil e importante, você não pode depender apenas disso para aumentar a clientela.

Como bares e restaurantes dependem, exclusivamente, do consumo dos clientes, é essencial marcar presença onde seu público-alvo está e, para isso, possuir uma boa estratégia de divulgação é imprescindível.

Entre as principais estratégias estão:

·        utilização das redes sociais;

·        criação de sites e blogs;

·       anúncio offline.

Acessando o artigo Marketing Para Restaurante: 7 Ideias Simples e Práticas você encontrará estratégias que você pode colocar em prática hoje mesmo.

3 – Não estudar o mercado

Esse erro é o principal responsável por levar muitos bares e restaurantes à falência. Uma das prioridades de um gestor de restaurante é entender o mercado. Isso não é um diferencial, é uma obrigação, pois é justamente o que ajudará na criação de estratégias e vendas.

·        Quem são os seus concorrentes?

·        Quais são os valores cobrados por restaurantes concorrentes?

·        Como o seu concorrente se comporta nas redes sociais?

Quanto mais você souber, melhor. Assim você poderá se preparar para criar diferenciais e se adequar cada vez mais ao perfil do seu cliente.

4 – Controle o estoque de maneira ineficiente

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O controle de estoque de um bar ou restaurante precisa ser feito com frequência e cuidado. Você precisa saber se está comprando insumos exageradamente, se está perdendo produtos e, principalmente, garantir que não falte nada na hora do aperto.

·        Quais pratos ou bebidas saem com mais frequência?

·        De quanto em quanto tempo você precisa reabastecer o estoque?

·        O que vale a pena ou não comprar em grandes quantidades?

Tudo isso ajudará você financeiramente. É através desse controle que você saberá se está investindo em insumos desnecessários, tendo algum tipo de prejuízo e também ter informações importantes para negociar com os fornecedores.

5 – Não automatizar os procedimentos

Você já parou para pensar em quanto tempo é perdido e quantos erros acontecem por você não buscar formas de otimizar cada uma dessas tarefas (entre outras tantas)?

Isso também vale para a etapa do atendimento, quando o seu restaurante já está com as portas abertas e os pedidos começam a chegar ou para o delivery também.

Alguns pontos que podem ser automatizados no seu restaurante:

·        cardápios;

·        pedidos;

·        pagamentos;

·        emissões de notas;

·        relatórios financeiros.

Montar e gerir um negócio no setor alimentício é uma tarefa difícil, pois não depende apenas de você. Entretanto, a participação dos gestores é fundamental para que erros sejam evitados e para que o sonho do seu negócio não se transforme em um pesadelo.

Como Um sistema de gestão de gestão para restaurante pode ajudar você

O sistema de gestão BeeFood foi desenvolvido com o intuito de otimizar cada uma das etapas essenciais para a gestão de um bar, restaurante, pizzaria e outros negócios do setor alimentício.

Além de facilitar a rotina dos funcionários e gestores, com o sistema para restaurante BeeFood tanto a administração quanto o atendimento podem ser feitos com mais qualidade e eficiência. 

Então se você está abrindo o seu negócio ou já abriu e deseja melhorá-lo, fale agora mesmo com um dos nossos atendentes.

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