Já ouviu falar em Isca de Vendas? Se você deseja melhorar o desempenho de vendas no Restaurante, Delivery e também nos marketplaces (iFood, Rappi, Delivery Much, AiQFome, UaiRango, Google Food Menu), é fundamental compreender toda a jornada de interação do consumidor com a sua loja. Isso permitirá o desenvolvimento de estratégias eficientes para incentivar a compra e atender às necessidades dos clientes de forma cada vez mais assertiva.
Um dos passos cruciais nessa jornada é a construção do cardápio. Além de contar com boas fotos dos produtos e descrições atrativas, é importante desenvolver atributos que atraiam novos clientes e coloquem o seu restaurante em destaque o que também causa efeito nas listas dos marketplaces (iFood, Rappi, Delivery Much, AiQFome, UaiRango, Google Food Menu).
Após conquistar maior visibilidade com os itens do seu cardápio, o próximo passo é garantir a entrega de uma comida de qualidade, capaz de encantar o paladar dos consumidores. Dessa forma, você estará mais próximo de fidelizar novos clientes e criar uma base sólida de frequentadores.
O que são iscas de vendas?
As iscas de vendas, também conhecidas como iscas de cardápio, são itens específicos que desempenham o papel de atrair clientes para o seu restaurante. Esses produtos são atrativos e oferecem um bom custo-benefício.
Uma isca de venda normalmente possui um custo de compra acessível, mas o seu valor de venda é igual ou superior ao pedido mínimo. Com um investimento menor, os novos clientes se sentem mais confortáveis em experimentar sua loja pela primeira vez.
Dica Marketplaces (iFood, e outros)
Outro benefício é que nos marketplaces (iFood, Rappi, Delivery Much, AiQFome, UaiRango, Google Food Menu) permite que você apareça em listas promocionais ao utilizar os produtos como iscas de vendas. Itens com valores abaixo de R$ 20, por exemplo, podem ser apresentados na lista de jantar ou almoço de até R$ 20, ampliando sua visibilidade perante os consumidores.
Criar uma isca de venda não significa apenas reduzir o valor de um produto. Na verdade, trata-se de construir uma versão estratégica do item, que concilie preço, qualidade e lucratividade. Dessa forma, você atrai novos clientes, oferece uma primeira experiência positiva e estabelece as bases para fidelizá-los.
Exemplos de Iscas de Vendas por Segmentos
As iscas de vendas simplificam seu cardápio, aumentam sua visibilidade e atraem mais visitantes para sua loja. Aqui estão alguns exemplos de iscas de vendas por segmento:
Como destacar as iscas de Vendas em seu Restaurante/Delivery
Uma vez que você tenha construído sua isca de vendas, o próximo desafio é valorizá-la dentro do seu cardápio. Para isso, existem algumas iniciativas que você pode adotar:
Criar uma categoria especial no cardápio, com nomes como “Novidades”, “Ofertas Exclusivas” ou “Pratos Econômicos”.
Destacar o item no cardápio, posicionando-o nas primeiras posições. Isso pode ser feito acessando o seu cardápio digital da BeeFood e configurando como destaque e também dentro dos marketplaces que utilizar.
Promover o produto com preço promocional, evidenciando que seu valor anterior era X reais e agora está sendo vendido por Y reais.
Essa condição pode ser configurada no seu cardápio digital da BeeFood, clique aqui e use grátis agora mesmo!
Divulgação
Outra forma muito interessante de trabalhar é a divulgação das iscas de vendas em seu restaurante, você pode utilizar diversos meios para isso como anúncios, redes sociais, WhatsApp, panfletos, promoções interna no salão,
Uma ferramenta gratuita para começar hoje é o WhatsApp a maior ferramenta de comunicação utilizada hoje no Brasil.
Você pode desde criar listas de transmissão para divulgar para sua clientela e também utilizar sistemas para restaurantes integrados e automatizar o WhatsApp, fazer promoção de seus produtos Iscas de forma simples e inteligente. Alguns sistemas podem criar uma lista de clientes que não compram há 30 dias para você disparar direto para eles.
Esse é apenas um exemplo que é possível fazer utilizando o WhatsApp e também uma automação, se interessou por vender mais pelo WhatsApp? Pode ler dicas práticas clicando aqui.
Conclusão
A isca de vendas é um produto que atrai mais visitantes para o seu cardápio, oferecendo uma oferta atrativa com preço acessível. No entanto, lembre-se de que esse produto também deve contribuir para aumentar o lucro (nessa estratégia com uma margem menor e calculada buscando volume) das suas vendas por meio do aumento do volume de pedidos. O segredo para uma boa isca de vendas está em combinar as preferências dos seus clientes com as possibilidades do seu segmento. Desenvolva um item estratégico, com bom custo-benefício, e busque a melhoria contínua do seu desempenho de vendas. Pronto!