Investir em marketing para restaurante nunca é demais, por isso preparamos este artigo com 7 ideias simples e práticas para você garantir o sucesso do seu negócio.
Se você quer que o seu restaurante cresça, se destaque e fature cada vez mais, você precisa investir na divulgação online através de sites, redes sociais ou aplicativos de delivery.
Mas ter ideias de marketing para pequenos restaurantes não é nada fácil, ainda mais em um mercado tão diversificado.
Você com certeza já deve ter se perguntado qual a melhor maneira e por onde começar a desenvolver estratégias para o seu negócio, por isso preparamos este artigo que poderá ajudar você a superar a concorrência e se destacar.
O que é marketing para restaurante?
Primeiro você precisa entender que marketing para restaurante são ações voltadas exclusivamente para negócios do ramo alimentício como bares, pizzarias, docerias e hamburguerias.
Essas ações para divulgar e alavancar as vendas do restaurante podem ser feitas online (anúncios no Google, Instagram, Facebook, WhatsApp) ou offline (eventos, promoções, panfletagem).
Para fazer uma campanha de marketing eficiente é preciso estratégia e conhecimento na área administrativa e no funcionamento de restaurantes.
Por isso este post servirá como um guia prático que ajudará você a desenvolver planos de ação para o seu negócio.
Ideias de marketing: por onde começar?
1. Faça um bom planejamento
Antes de se empolgar e implementar todas as suas ideias, é preciso iniciar o projeto fazendo um bom planejamento.
Você precisa saber quais são as necessidades e desejos do seu cliente, onde está o seu público-alvo, pesquisar o mercado, as tendências para o seu segmento e traçar objetivos de curto e longo prazo.
Após fazer o levantamento de todas essas informações você estará pronto para começar a divulgar o seu restaurante.
É nesse momento que sua criatividade deve ganhar asas!
2. Crie um diferencial para o seu restaurante
Lembre-se que esse é um mercado competitivo e não basta o seu negócio ser apenas mais um. É necessário um diferencial para o seu restaurante se destacar.
Seja na identidade visual, com algum prato diferente, no preço, no serviço ou ambiente, é importante você saber em qual aspecto o seu restaurante poderia se tornar referência.
É esse diferencial que vai fazer seu restaurante se distanciar da concorrência. As ideias de marketing para restaurantes precisam estar nos seus veículos de divulgação, mas, antes de tudo, devem estar presentes dentro do negócio.
3. Use fotos de qualidade em seu restaurante
Marcar presença em redes sociais como Instagram e Facebook é o modo mais popular de conseguir atrair olhares para um restaurante hoje em dia.
Essa é uma ótima maneira de divulgar suas promoções e alcançar mais potenciais clientes.
Mas para isso funcionar você precisa mostrar para as pessoas os deliciosos pratos que você prepara em seu restaurante, por isso é preciso fazer fotos lindas e que chamem a atenção.
Lembre-se que os clientes comem primeiro pelos olhos e eles passam boa parte do tempo conectados em seus smartphones, por isso é importante estar online!
E claro, essas fotos também podem ser utilizadas em seu cardápio, em seu próprio ponto de venda ou em seu site.
4. Divulgue o seu cardápio
Essa é uma ideia simples e prática para restaurante: divulgue o seu cardápio.
É importante que os clientes consigam encontrar os pratos que você vende sem complicações, por isso divulgar o cardápio digital é uma boa estratégia para restaurante.
Você pode colocar o cardápio digital no seu site, por exemplo. Comece comprando um domínio e utilize ele no cardápio digital do sistema de gestão BeeFood para divulgar e fortalecer a sua marca. Caso já tenha o site, basta compartilhar o seu cardápio digital nele.
Além de fazer com que o seu cliente fique mais tempo em sua página (o que ajuda no ranqueamento do seu restaurante no Google) ele não precisará ligar no estabelecimento para perguntar quais são os pratos e bebidas disponíveis.
O link do seu cardápio digital também pode ser divulgado nas redes sociais e no WhatsApp Business do seu restaurante.
O atendente virtual BeeBOT possui inteligência para te auxiliar na criação de campanhas e atingir seu público de maneira estratégica.
Já pensou em enviar uma mensagem para os clientes que não compram há 30 dias e oferecer um cupom de desconto? Essa é uma ótima maneira de manter contato e atrair o seu freguês!
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05. Marque presença em eventos locais
Para obter bons resultados com as estratégias de marketing é importante marcar presença fora do mundo digital também.
Por isso, a participação em eventos locais que tenham relação direta com o público-alvo de sua empresa é tão importante.
Festas beneficentes, bailes, eventos da cidade, do bairro, em datas comemorativas… tudo vale. Você pode apresentar um cardápio resumido e vender os itens como combo ou separadamente.
06. Crie programas de fidelização
Conseguir novos clientes é bom, mas fidelizá-los é melhor ainda.
Almoçar, jantar e até tomar café da manhã fora é uma prática muito comum na rotina dos brasileiros, por isso as chances do seu cliente voltar caso ele goste do seu restaurante é muito grande e esse é um plano de ação que vale também para pequenos restaurantes.
Programas de fidelidade, descontos, brindes, geralmente são vantagens de baixo custo oferecidas pelos restaurantes aos clientes.
Isso possibilita o engajamento do cliente e, consequentemente, torna-se um diferencial e faz o seu negócio se destacar entre a concorrência.
Os mais utilizados no mercado são os cupons de desconto e cashback.
Os cupons de desconto são tradicionais e costumam apresentar os melhores ROI, ou seja, geram melhores retornos sobre o investimento.
O Cashback desperta no cliente o desejo de comprar novamente. Ele sente satisfação ao comprar algo que lhe dará um retorno, são créditos positivos além da boa refeição.
07. Avalie os seus resultados
Faça uma revisão bimestral ou semestral para verificar o que foi feito até então no marketing do seu restaurante, o que deu certo, o que não deu, e qual a melhor maneira de se planejar para as próximas ações.
Com essas dicas você já sabe como começar um plano de marketing em seu restaurante, então é hora de colocar a mão na massa!
Lembre-se que o segredo do sucesso está em compreender o que é atraente para os seus clientes. Faça pesquisas, ofereça descontos, promoções, tenha as informações de seus clientes e fique atento às estratégias adotadas pelas grandes empresas do ramo do seu restaurante.
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