Como Fidelizar Clientes? 5 Estratégias Para o Seu Restaurante

Como fidelizar clientes do seu restaurante: confira 5 estratégias para colocar em prática hoje mesmo 

É muito comum ver empresas investindo tempo e dinheiro para conquistar novos clientes e trazer novas oportunidades de negócio enquanto os antigos ficam a ver navios.

Isso acontece porque os donos de restaurante não sabem que conquistar um novo cliente é mais caro e exige mais esforço do que manter um atual.

Por isso, se você é um empreendedor do ramo alimentício e deseja alavancar as vendas do seu restaurante, consolidar o seu negócio no mercado e se destacar entre os concorrentes, este artigo é para você!

Aqui você irá aprender:

·        O que é fidelização de clientes

·        Por que fidelizar clientes é importante

·        Como fidelizar um cliente com 5 estratégias para o seu restaurante

 

O que é fidelização de clientes?

Você já foi em uma pizzaria e gostou tanto da comida e do atendimento que acabou comprando lá outras vezes? Ou em uma doceria, por exemplo? Isso significa que você é um cliente fidelizado.

Um cliente fidelizado é aquele que gosta do que você oferece e compra outras vezes no seu restaurante. O famoso cliente que “é de casa”.

E essa é uma chave importante para o sucesso do seu negócio: agradar o cliente para que ele continue interessado nos seus produtos e fale bem da sua empresa.

 

Mas por que fidelizar os clientes é importante?

Você já sabe que sem consumidores não há negócios. No entanto, é necessário fazer vendas recorrentes para manter o fluxo de caixa do seu restaurante. Esse é um dos principais motivos que fazem com que fidelizar os clientes seja uma ação tão relevante para esse tipo de empresa.

Clientes existentes são a fonte mais fácil e previsível de receita. Alguns benefícios que eles podem oferecer para o seu restaurante são:

Mais lucro

Um cliente fidelizado já confia em você, então, fica mais fácil convencê-lo a se interessar mais por outros produtos ou serviços que você oferece.

Vendas frequentes

Os clientes fiéis comprarão seus produtos ou serviços repetidamente se estiverem satisfeitos com o serviço que estão recebendo.

Marketing boca a boca

Ao proporcionar aos seus clientes uma experiência positiva, é mais provável que eles compartilhem essa experiência com amigos e familiares.

 

Como fidelizar os clientes do seu restaurante: confira 5 estratégias para colocar em prática hoje mesmo

 

1. Tenha um atendimento humanizado, eficiente e personalizado

Para agradar seus clientes você também precisa investir nos seus colaboradores. E acredite, isso é obrigatório e básico.

As pessoas não voltam para um restaurante se elas não forem bem atendidas. E não se esqueça que você precisa dar atenção para o seu cliente mesmo que ele faça um pedido pelo aplicativo de delivery, por exemplo.  

Não tem como fidelizar clientes sem oferecer um atendimento de qualidade.

Depois de fechar o negócio, o pós-vendas é crucial para manter sua clientela fiel. Caprichar nesse momento será um diferencial.
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2. Crie um cardápio atrativo e ofereça comida de qualidade

Você trabalha com comida, por isso ter bons profissionais de cozinha, que fazem pratos de qualidade e com boa apresentação é essencial.

Toda a equipe precisa estar preparada para agradar o consumidor e atender às suas sugestões.

Se os alimentos de um restaurante não deixarem os clientes satisfeitos, eles vão procurar a concorrência.

Então não importa se o seu negócio é uma doceria, pizzaria, sorveteria… invista na criação de pratos inovadores e atrativos para chamar a atenção dos consumidores e mantenha a higiene do ambiente de acordo com as legislações vigentes.

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3. Implemente programas de fidelidade e promoções

Uma estratégia clássica e bastante eficaz para conquistar ainda mais o seu cliente é a criação de um programa de fidelidade.

O objetivo de um programa de fidelidade é convencer o cliente a manter relacionamento com o seu restaurante em troca de algumas vantagens, como pontos, prêmios e descontos em novas compras.

Por exemplo: se o seu cliente comprar 3x em seu restaurante, o que acha de dar para ele uma sobremesa no próximo pedido? Essa é uma maneira de incentivá-lo a continuar comprando e também de agradá-lo.

Um freguês sempre gosta de sentir que está ganhando!

Além disso, ao invés de dar a sobremesa você pode oferecer para ele um cupom de desconto em qualquer pedido.

 

4. Invista tempo em seu cliente e ouça o que ele tem a dizer

O feedback de um cliente é muito importante para você saber onde acertou e o que precisa ser melhorado. Então se eles não contarem como foi a experiência deles comprando de você, pergunte.

Ao perceberem que você solicitou a opinião deles, deu atenção às reclamações e ainda fez os ajustes necessários, a tendência é que os consumidores sejam fidelizados. Todos gostam de perceber que sua opinião é importante.

Entenda que eles podem apontar algum detalhe que passou despercebido e que talvez afete a satisfação de outros clientes no futuro.

 

 5. Capriche no ambiente de seu restaurante

Com certeza você já foi a restaurantes em que se sentiu bem e outros em que não gostou do local. O ambiente é a primeira impressão, a primeira imagem que o cliente registra da sua empresa e por isso ela é tão importante no processo de fidelização.

Não se preocupe, não estamos falando de fazer uma grande reforma em seu restaurante, mas manter o ambiente limpo e organizado com certeza conta muito!

E se você tiver a oportunidade de oferecer um diferencial em seu espaço, ficará ainda melhor. Hoje em dia as pessoas gostam de fotografar comidas, os ambientes legais que frequentam e compartilhar nas redes sociais.

Isso não é apenas uma questão de aparência. O cliente gosta de frequentar e comprar de restaurantes que transmitam confiança e cuidado com eles.

 

Fidelizar clientes é mais fácil do que parece

Construir uma base fiel de clientes evita que você invista tanto dinheiro em marketing para conseguir novos compradores.

Vá implementando essas estratégias aos poucos em sua empresa e não pense que essas ações são apenas para melhorar a forma como o cliente enxerga o seu negócio.

Ao oferecer a melhor experiência de compra, atendimento e o que mais for necessário, você irá fidelizar os seus clientes garantindo uma carteira fiel de fregueses que comprará com mais frequência em seu restaurante. 

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